Diário de Bordo - 19/10/2018
Mais um dia observando a aula do professor Ricardo...
Inicialmente, o professor escreveu no quadro sobre as vozes do verbo (ativa, passiva e reflexiva), trabalhando a questão dos conceitos de cada uma. Enquanto o professor explica, paro e fico observando a sala de aula e acabo confirmando tudo o que disse em meu relatório. De fato, o calor incomoda bastante os alunos e a mim também. Em um certo momento, os alunos fazem uma nova reclamação sobre os banheiros da escola, que, como já mencionado, estão em situação precária.
Voltando às Vozes Verbais, o professor, acompanhando suas anotações, continua explicando o conteúdo, citando alguns exemplos, como "Diego feriu o animal". Relembrou sobre o uso do infinitivo,gerúndio, particípio e logo após,pediu exemplos aos alunos.
Dando continuidade a voz passiva, citou outro exemplo: "Diego foi ferido pelo animal". Percebi que, em alguns momentos o professor acaba não dando oportunidade dos alunos responderem suas perguntas ou tirar algumas dúvidas. Outro fato que me chama a atenção é o atraso de alguns alunos ao chegarem à aula.

Ao retornarmos do intervalo, o professor dá início a atividade sobre o conteúdo explicado anteriormente. Em um determinado momento, iniciou-se um debate sobre o uso do celular na sala de aula, que acabou gerando alguns comentários. De modo que os alunos reclamaram sobre a estrutura da escola e das "falsas" promessas da direção, relatando ainda dos furtos que ocorriam na escola.
Comentários
Postar um comentário